Pesquisa


Preencha os campos abaixo para filtrar notícias

SINDEL nas Astúrias


13.Mai.2019

Uma delegação do SINDEL, liderada pelo seu Secretário-geral, Rui Miranda, reuniu a 6 de maio com um grupo de dirigentes do SOMA FITAG UGT (o mais forte Sindicato na EDP España), encabeçada por Júlio Aceres, responsável do setor energético deste sindicato. No dia 7 de maio, os dirigentes do SINDEL foram recebidos pela Diretora de Recursos Humanos da EDP Espanha, Carmen Echevarria.

A reunião, realizada por sugestão e convite da UGT espanhola, veio a propósito do Convénio (ACT) assinado a 20 de dezembro de 2018 entre o Sindicato dos Operários Mineiros das Astúrias e a EDP Espanha.

Duas realidades, uma motivação

O Convénio, conseguido após um longo período de difíceis negociações, vai reger as relações laborais na EDP Espanha durante oito anos e nele estão contempladas várias matérias que preocupavam os trabalhadores e que era urgente harmonizar e regulamentar.

As delegações do SINDEL e do SOMA trocaram ideias e informação sobre os seus modos de atuação no terreno e as estratégias que utilizam para conseguir que o Grupo EDP valorize e respeite os seus trabalhadores. Questões como o trabalho em regime de turnos, as deslocações em serviço, o desenvolvimento de carreiras profissionais, a saúde, a formação, as concessões de Baixa Tensão e a competitividade no mercado energético animaram uma reunião em que muitas vezes se identificaram claramente duas realidades diversas, mas em que sempre se evidenciou uma só motivação: defender os trabalhadores e conseguir avanços que melhorem a sua qualidade de vida.

Debate Sindicatos/Empresa, útil e necessário

Foi à volta deste tema que Rui Miranda conduziu o diálogo com a Diretora de Recursos Humanos da  – que fez questão de apresentar a sua equipa ao SINDEL.

Durante a conversa, o Secretário-geral do SINDEL cumprimentou a representante da empresa pela coragem de assumir um Convénio por um prazo de oito anos; e recolheu a anuência de Carmen Echevarria relativamente ao facto de que o estabelecimento de um acordo é sempre o melhor passo para conseguir uma estabilidade que interessa, definitivamente, a ambas as partes.

Todos os direitos reservados © Sindel | by inCentea MI